top of page
Biografia-nicolelis copiar.jpg

Minha biografia

MIGUEL NICOLELIS

Minha história na neurociência

NA UNIVERSIDADE

Miguel Nicolelis nasceu em São Paulo em 07 de março de 1961. É médico e neurocientista, graduado pela Universidade de São Paulo, com doutorado em Fisiologia Geral também pela USP, e pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica pela Hahnemann University (EUA). Em julho de 2021 recebeu o título de Professor Emérito da Duke University, após ter sido Professor Titular do Departamento de Neurobiologia, e lecionado nesta universidade de 1994 a 2021 nos departamentos de Neurobiologia, de Psicologia e Neurociências, de Engenharia Biomédica, de Neurologia, e na Escola de Medicina.

Além de sua contribuição como professor, fundou e dirigiu o Centro de Neuroengenharia da Duke University por 20 anos. No Brasil, fundou a Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa - a qual preside há 21 anos, e o Instituto Santos Dumont, onde atualmente está vinculado como Pesquisador Emérito do Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia.

Foto_Vomung_Biografia_Nicolielis_edited.jpg

PESQUISAS

É pioneiro na pesquisa em interface cérebro-máquina (ICM), tecnologia que permite a interação entre cérebro e computador. Lidera estudos que investigam os princípios neurofisiológicos de circuitos neurais de mamíferos, o desenvolvimento de diferentes tipos de ICMs e sua aplicação no restabelecimento de movimentos em pessoas acometidas por paralisias e doença de Parkinson.  Publicou até o momento 224 artigos científicos em múltiplas revistas científicas de grande impacto, como Nature e Science. Em 2004, foi apontado pela Revista Scientific American como um dos 20 maiores cientistas da atualidade. Em 2015 a revista americana Foreign Policy o elegeu como um dos 100 pensadores de maior influência no mundo.

Miguel_Nicolelis_Walk_Again_(2014_World_Cup)
Digitando-prótese-mão
Imagem_Crianças_Macaíba-Miguel-Nicolelis.jpg

                    HONRAS E PRÊMIOS

Dentre as honras e prêmios mais importantes destacam-se:

-Membro da Academia Francesa de Ciências;

-Membro da Academia Brasileira de Ciências;

-Palestrante convidado, 2011 Nobel Symposium “3M: Mind, Machines and Molecules”, Estocolmo, Suécia;

-Cátedra Anne Deane de Neurociência, pela Duke University, Estados Unidos;

-Cátedra Blaise Pascal, concedido pela École Normale Supérieure de Paris, França;

-Cátedra Santiago Ramón y Cajal, pela Universidad Nacional Autónoma do México, México;

-Cátedra Santiago Grisolia, pela Universitat de València, Espanha;

-Cátedra EPFL-Natal, pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne e Sandoz Family Foundation;

-IEEE Daniel E. Noble Award for Emerging Technologies, pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers, Estados Unidos. Prêmio recebido em Xangai;

-Neuronal Plasticity Prize, pela Fondation IPSEN, França;

-Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil;

-Cátedra Bernardo Alberto Houssay de Neurociências e Inclusão Social, pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Brasil;

-Quatro vezes agraciado com o Grass Lecture Award pela American Society for Neuroscience, Estados Unidos;

-Eminent Engineer to Tau Beta Pi, pela National Engineering Honor Society, Estados Unidos;

-Barucha Lecture Award, pela World Federation of Neurology. Prêmio recebido em Dubai;

-Director’s Pioneer Award e o Director’s Transformative R01 Award, concedido pelo National Institutes of Health, Estados Unidos;

-Claude Shannon Luminary Award, concedido pelo Nokia Bell Labs, Estados Unidos;

- China Friendship Award, concedido pelo Governo da China, em Pequim.

Em adição às atividades acadêmicas e de P&D, iniciou em 2003 a concepção e implantação de projetos científico-sociais no Brasil, sendo o Rio Grande do Norte o local de início desse projeto, com a criação do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), três unidades da Escola de Educação Científica Alfredo J. Monteverde (duas no RN e uma na BA), e do Centro de Saúde Materno-Infantil Anita Garibaldi. Também no Brasil, fundou e dirigiu o Projeto Andar de Novo (Walk Again Project), que criou o primeiro exoesqueleto de membros inferiores controlado pelo cérebro, o protocolo de neuroreabilitação, e o sistema de estimulação elétrica funcional controlado pelo cérebro, todos voltados para pessoas acometidas por lesão medular no nível paraplegia.

Durante a pandemia de Covid-19 atuou ativamente em prol da adoção de medidas de isolamento social da população e de redução da dispersão do coronavírus, e em campanhas de combate à desinformação. Foi Coordenador do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste em 2020, auxiliando os governadores dos estados do Nordeste na criação de políticas públicas para enfrentamento da pandemia.

Miguel Nicolelis é apaixonado pela ciência, e tem dedicado sua vida não só em realizá-la, mas também em torná-la acessível à população. Apresenta os programas “TV Rádio BIG BANG”, “Nicolelis Night News” e “Diário do Front” em seu canal do YouTube.

PROJETOS SOCIAIS E CIENTÍFICOS E DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Banner_Livros_Biografia copiar.jpg
Banner_Livros_Biografia copiar.jpg

LIVROS

É autor dos livros: “Muito além do nosso eu: a nova neurociência que une cérebros e máquinas - e como ela pode mudar nossas vidas”; “Made in Macaíba – a história da criação de uma utopia científico-social no ex-império dos Tapuias”; “O Cérebro Relativístico – como ele funciona e por que ele não pode ser simulado por uma máquina de Turing”; “O verdadeiro criador de tudo - como o cérebro humano esculpiu o universo que nós conhecemos”; e “Nada mais será como antes”.

PRÊMIOS

Grande público

A pesquisa do Dr. Nicolelis foi destacada nas 10 principais tecnologias emergentes do MIT Review. Ele foi nomeado um dos 50 principais líderes de tecnologia da Scientific American na América em 2004 e recebeu duas vezes o Prêmio DARPA de Excelência Sustentada por um Artista. Outras homenagens incluem o Whitehead Scholar Award; Prêmio da Fundação Whitehall; Prêmio da Fundação McDonnell-Pew; a Cátedra Ramon y Cajal da Universidade do México e a Cátedra Santiago Grisolia da Cátedra Santiago Grisolia. Em 2007, o Dr. Nicolelis foi homenageado como palestrante convidado no Fórum Nobel no Instituto Karolinksa, na Suécia. Mais recentemente, ele foi premiado com a Cátedra Internacional de Pesquisa Blaise Pascal da Fondation de l'Ecole Normale Supérieure e o Prêmio de Plasticidade Neuronal da Fondation IPSEN de 2009. O Dr. Nicolelis é membro da Academia Francesa de Ciências e da Academia Brasileira de Ciências e é autor de mais de 160 manuscritos, editou vários livros e edições especiais de periódicos e possui três patentes nos EUA.

bottom of page